sábado, 2 de agosto de 2014

CURRICULO - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

Olá 
Marujo... recebemos diversos e-mails solicitando uma orientação, quanto a correta redação de um  currículo matador.
Estaremos abaixo, apresentando uma orientação bacana e que já foi útil a muita gente.
Leia com atenção:


CURRÍCULO CREW
O volume de inscrições, currículos, e-mails, telefonemas, correios e faxes recebidos pelas agências e Cias é imenso. E, por assim ser, as contratantes ou intermediárias adotam um processo um tanto quanto rigoroso. Ou seja, caso seu CV, ou Resume, esteja incompreensível, incompleto, mal escrito ou tenha sido recebido por uma pessoa errada, você terá perdido seu tempo e dinheiro.

Cada agência trabalha de maneira diferente. Não deixe de ler bem e siga a risca as instruções de preenchimento dos formulários. Revise seu currículo e não esqueça de compatibilizar as suas qualificações, experiências e habilidades com o cargo escolhido. 

Currículo, Curriculum Vitae(cv) ou Résumé:
Digitado em inglês. Não passar de uma página( a pessoa deve bater os olhos e encontrar tudo em um piscar de olhos).
Formato:
A4 ou legal
Diagramação:
Escrever bem grande, no topo da página, o cargo almejado;
Coloque uma foto sua sorrindo (pois você estará entrando no ramo hospitaleiro) 5x10;
1. Personal Data: nome, endereço, telefone, e-mail, etc.
2. Goals: escreva em poucas palavras o que almeja, o que tem a oferecer e contribuir.
3. Employment Record: Coloque em ordem cronológica, do mais ao menos recente.
Current: nome do contratante, tempo de serviço, escreva em poucas palavras sobre o contratante, faturamento anual, numero de funcionários etc, seu cargo e deveres.
Previous 1: nome do contratante, tempo de serviço, escreva em poucas palavras sobre o contratante, faturamento anual, número de funcionários etc, seu cargo e deveres.
Previous 2: nome do contratante, tempo de serviço, escreva em poucas palavras sobre o contratante, faturamento anual, número de funcionários etc, seu cargo e deveres.
4. Education:nome da instituição, data de início e de conclusão do curso, local de ensino (cidade e país)
5. Languages: liste e escreva qual idioma e classifique: fala, escreve e ou lê.
6. Computers Skills: liste o nome dos programas (lembre-se internet não é considerada um programa).

Anexos:

Cartas de recomendação: um bom referencial, devendo ser em inglês, com o nome, telefone e e-mail para contato de quem a redigiu;
Certificados: Sendo traduzido pode ajudar e é um diferencial.

Revisão:

Verificar erros gramaticais, ortográficos e informações, principalmente em e-mail ou telefone para contato.

Enviando por e-mail:

Tenha cuidado ao anexar o seu Currículo no e-mail para que, quando aberto pelo receptor, não se apresente com uma formatação incompreensível, isto é,  desconfigurada. Muitos não sabem disso, mas as diferentes versões de Word e Windows, mais as opções de idioma, podem condenar a apresentação de seu Résumé e comprometer seu ingresso ao emprego tanto almejado.  A melhor solução é fazê-lo em pdf. Não tem outro jeito. Siga passo a passo as dicas abaixo:

  • Conclua a elaboração de seu Currículo no Word, independente da versão ou idioma;
  • Feche o arquivo;
  • Acesse o link: http://www.freepdfconvert.com/ ;
  • Clique no “Browser” e mostre o caminho do arquivo;
  • Selecione: Convert from File;
  • Digite seu e-mail;
  • Selecione  Attache files to this e-mail;
  • Clique em Convert;
  • Em seguida vai aparecer escrito: up loading file;
  • Em alguns minutos vai aparecer escrito: Job Done;
  • Clique em: Click here to download files , logo abaixo do Job Done;
  • Ao clicar, vai aparecer uma janela para você apontar o destino do arquivo. Ao digitar o nome, opte por seu sobrenome seguido do primeiro nome e lembre-se, sem acento, ç, ou espaço;
  • Pronto, seu Currículo em pdf está pronto, protegido de desconfiguração e editado. E, mais ainda, com uma aparência bem profissional. Parabéns!

Cover letter:

Elabore ou escreva um parágrafo contendo: o nome do cargo almejado, formação, idioma e qualquer outra experiência profissional. Anexe seu currículo junto aos demais documentos que sirvam como referência e mencione que eles estão attached ao e-mail. Como assunto do e-mail, escreva o nome da pessoa para quem você for enviar.

Diferencial: 

  • Procure saber, antes de enviar seus dados, o e-mail e aos cuidados de quem, nome completo. Converse com a pessoa. Ao enviar o e-mail, enderece uma cópia para si e guarde como um documento. Também é importante confirmar o recebimento por telefone. Dias depois, sem perturbar, ligue ou mande um outro e-mail, para saber como está o andamento do processo. E mande sempre um update de seu CV.

  • Enviar um Currículo via correio é aconselhável, desde que tenha o nome e a pessoa certa para mandar;

  • Uma bela foto no topo do Currículo ajuda e muito, durante a correria de seleção de Résumé, diz um especialista de RH americano, pois os contratantes querem saber o máximo de você e bem rápido. A foto diz se você está ou é uma pessoa alegre, responsável, saudável, bem vestido(a), se você tem uma aparência profissional etc. Não necessariamente você tem que ser bonito(a). (APESAR DE SER)

É importante também que você entenda o que as CIAS e AGÊNCIAS esperam de você.
Leia abaixo qual o perfil apreciado por elas.
Leia atentamente pois são dicas valiosas.



Profissionalismo: ser profissional no trabalho e demonstrar seriedade ajuda muito, especialmente responsabilidade. Você deve sentir-se bem no trabalho, demonstrar interesse e segurança para quem o vai contratar ou promover de cargo. Bom também dar o máximo de si sempre, coisa não muito fácil, em se tratando de longas jornadas de trabalho.
Confiabilidade: fator de grande preocupação entre as Cias. Os entrevistadores fogem daqueles que pretendem trabalhar apenas temporariamente. Eles buscam quem fica pelo menos por todo um contrato, já que fica caro para eles investir em treinamento etc, para quem pretende realizar somente uma temporada. Dica, não transmita a impressão de que você está indo para uma aventura.
Nivel de Apresentação:
seu “look” em um ambiente desse é super importante, cabelo bem preso e bem cortado, barba sempre feita etc. Isso é válido para todos, independente de você estar em dutty ou não. Com relação aos músicos e artistas, os homens podem ter cabelo comprido;

Entusiasmo:
demonstre seu ar eufórico e enérgico. Mas, cuidado, não transmita ares de um adolescente louco para cair na farra a bordo e conhecer o mundo. Mesmo trabalhando longas horas, você deverá demonstrar muita garra e entusiasmo;

Personalidade Alegre:
temperamento sempre cobrado diariamente a bordo pelos gerentes. Morar em um espaço confinado como de um navio, trabalhar por longas horas todos os dias, não é nada fácil. Mas, como ninguém te obrigou a estar alí, lembre-se: os hóspedes estão a bordo e você tem a responsabilidade em dar o máximo de si para alegrá-los nas férias. Afinal, você é ou não é um profissional da área?

 
Dica: Todos estão sempre te olhando, pois morar em um navio é como viver em uma vilazinha. Assim, cuidado com o que você faz, diz e age.