segunda-feira, 11 de agosto de 2014

GORJETAS A BORDO ! OBA! - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL



Navios de cruzeiro têm centenas, às vezes milhares, de funcionários e muitos deles aumentam seus ganhos nas viagens com as gorjetas.

Essa gratificação, que não é obrigatória, é dada diretamente ao tripulante. Não existem regras definidas a serem seguidas para as gorjetas, mas algumas dicas podem ajudar o cruzeirista – e também aos tripulantes – a como se portarem sobre o assunto.

Funcionários que costumam receber gorjetas são as camareiras, atendentes de bares e restaurantes. 
Também podem ganhar a gratificação carregadores de bagagens. O agrado pode ser dado a qualquer momento, ou ao final da viagem, com uma avaliação do atendimento prestado.
Minha experiência tem mostrado que estas são as gorjetas que eles preferem dar ( com mais frequência)
Brasileiros:





Europeus:






É claro que você também verá uma nota de Cinquentinha ou de Cenzinho... Entretanto, não sei explicar porque o número 20 é tão centrado na mente do passageiro.
Agora também devo comentar que os nossos Hermanos Argentinos... ai ai ai...

Costumam na verdade entregar as sobras dos Reias que não usarão mais, pois estão de volta para casa e isso pode ser qualquer coisa como... R$ 5,00 e algumas moedinhas...
Mas, não fica chateado... Tem Argentino que nem parece Argentino.. rssss  aí você pode ver uma destas...
E isso pode também se aplicar à alguns Brasileiros, que estão voltando do Cruzeiro da Argentina e lhe darão as sobras dos pesos que não usarão mais.



Mas, em geral, o hóspede é quem define quanto vai dar. "Quando é prestado um bom atendimento, o hóspede pode sim dar uma gorjeta ao tripulante. O valor que ele tiver disponível para gratificar toda a atenção e cuidado que ele teve em servir durante todos os dias em que esteve a bordo". 
Gorjetas podem incrementar o salário de um tripulante em até 30%.

Existem também pequenas orientações para os tripulantes com relação às gorjetas. "O tripulante nunca pode solicitar ou deixar a entender que ele quer uma gorjeta. A iniciativa tem que ser do passageiro".
Uma dica   sobre como tornar seu trabalho mais agradável para os hóspedes, o que pode gerar gratificação. "O primeiro dia em que os passageiros chegam tudo é novidade e os tripulantes estão conhecendo o que agrada cada um. Mas no segundo dia você já sabe o que ele gosta e pode antecipar as necessidades prestando o melhor atendimento possível". 
Camareiros sempre garantes boas gorjetas quando fazem animais nas toalhas, dia seguinte sempre aparece uma notinha ao lado do bichinho

Garçons, espertos, agradam sempre as crianças fazendo também animais e bonequinhos com guardanapos.
Já ví garçom fazendo rapidos truques de mágica e outras que corriam para servirem o MENU KIDS com batatinhas fritas e NUGGETs.. ou seja, tudo que criança gosta. E qual é o pai e mãe que não fica derretido hemmm?
Entretanto é preciso sempre que você entenda o seguinte: O PASSAGEIRO JÁ PAGOU PARA SER BEM ATENDIDO e merece toda sua atenção e alegria em serví-lo, não só porque você ganhará uma gorjeta dele.
Encare a gorjeta como uma COROAÇÃO do seu bom trabalho.
Acredite: De quem você menos imaginar virá uma notinha dessas...
E por incrível que pareça virá de um passageiro que você nem gostou muito.
Já aconteceu comigo e com outros amigos que tenho.. Deixa eu te dizer que foi uma sensação MARAVILHOSA.