domingo, 14 de setembro de 2014

SINDROME DO MARINHEIRO DESEMBARCADO - TRABALHAR NAVIOS BRAZIL

¨Para mim, o navio é como uma bolha de proteção. A vida dentro dele é uma coisa à parte, tanto que o mundo exterior é chamado pelos tripulantes de “mundo de fora”, de “vida real”. 
As palavras acima, foram ditas por uma tripulante iniciando suas primeiras férias depois de 6 meses embarcada.


Trabalhar muitas horas mantém a mente ocupada e junto com a distância e a pouca comunicação, faz com que seja muito fácil abstrair-se do mundo exterior. 
Seus programas de TV são estrangeiros e por vezes você não recebe notícias como.... Morre o ator fulano de Overdose...Um avião caiu no país tal... Nasce o neto da Rainha da Inglaterra....
Quando você desembarca, tem uma breve sensação de que 6 meses da sua vida foram apagados.
Há a sensação de estar em outra dimensão, em um universo paralelo, com regras próprias, não só de comportamento, mas também morais e relacionais.
A vida tem ciclos de uma semana, a duração do cruzeiro. Todo Sábado é igual, dia complicado de embarque de passageiros. 
Inclusive os dias da semana não são mais chamados de segunda, terça, quarta… Agora é o nome dos portos. “Hoje é Nápoles? Não, hoje é Túnez”. 
A rotina e o constante trabalho, fazem com que o tempo passe tão depressa que se perde a noção do tempo. O  contrato está em um mês e parece que você embarcou ontem.

VOCÊ DESCOBRE QUE A ÚNICA SEMANA QUE DEMORA... É A ÚLTIMA (A BORDO)... Essa parece não ter fim.

Tudo isso te acostuma a ter uma protetora rotina... segura, constante.
Quando desembarca recebe novamente a carga da realidade em terra... Transito, violência urbana, enfrentar um supermercado. A gente fica mesmo...meio sem direção.

Em realidade, isso é parte da “síndrome de marinheiro desembarcado”. Muito tripulantes demoram um pouco para se readaptar à vida em terra. Alguns têm dores de cabeça constantes. Muitos andam por algum tempo com as pernas abertas (para manter o equilíbrio dentro de um ambiente em movimento, se anda com as pernas ligeiramente abertas).
E começam a falar o tempo todo a respeito de tudo que viveu dentro do barco, com muito ar de nostalgia...Sem contar que trocam palavras em Português por outras de igual significado mas.. em Espanhol ou Inglês.

Não é muito difícil de entender que depois de 2 meses, ficar em terra é um martírio sem fim.
Nessa hora então... você pede para voltar.

A dica quente nesta hora é...

Procure queridos amigos e aproveite para relaxar, faça um curso... aquele que você sempre desejou e não tinha tempo ou grana... faça algumas viagens, podem ser curtinhas, apenas para que sinta que pode curtir um lugar sem pressa de ter que voltar para o navio porque tem hora. Leia um livro bacana. O que você está sentindo falta é de ter UMA ROTINA.
OCUPE A SUA MENTE!

Fique de boa...logo você se recupera e a ficha cai !!!